Compareemcasa.com.br
Precisando de Ajuda?
      Te Ligamos

Tipos de seguros de automoveis



Tipos de seguros de automoveis

TIPOS DE SEGUROS DE CARROS
Quais são os diferentes tipos de apólices de seguros de carros?
É muito fácil sentir-se confuso diante de tantas ofertas diferentes, quando se está procurando seguros de carros. Isso se intensifica pela diversidade de propostas oferecidas pelas seguradoras, que variam coberturas, detalhes e preços.
Um bom caminho é comparar os vários tipos de coberturas propostos pelas empresas e encontrar, assim, a ideal para o seu caso.
Em primeiro lugar, você deve saber que os seguros de carros podem dividir-se em três tipos basicamente: contra danos a terceiros; danos a terceiros, roubos e incêndios; e totalmente compreensiva.


Seguros de carros para danos a terceiros
Desde logo, saiba que para dirigir em vias terrestres brasileiras, este tipo de seguro considerado mais básico é requisito obrigatório.
Mas a proteção fornecida por este tipo de cobertura é muito limitada, simplesmente cobre os danos causados a propriedades alheias e a terceiros.
Por exemplo, em caso de um acidente em que o responsável seja você, o seu seguro apenas ressarcirá os prejuízos causados ao outro veículo e aos demais envolvidos. O seu próprio automóvel e você mesmo estarão descobertos. O mesmo acontece se seu veículo for vandalizado, incendiado ou roubado: você terá que arcar com o prejuízo pessoalmente.
Portanto, ainda que possa parecer mais barato este tipo de seguro, em relação aos demais, é importante avaliar o custo-benefício destes seguros de carros. Este pode ser um seguro indicado para automóveis de pouco valor monetário, isto é, velhos, avariados, que em suma não compensem assegurarem-se por si mesmos.
Também é um tipo de seguro bastante procurado por jovens condutores, com pouca disponibilidade financeira e perfil arriscado entre as seguradoras, motivo pelo qual também recebem cotações mais elevadas em seguros de carros. Porém, se a sua intenção é apenas encontrar seguros de carros acessíveis, perceba que pode compensar optar por um seguro mais abrangente e tentar reduzir o preço de outras formas.
Antes de decidir por qual plano pagará, analise minuciosamente os detalhes de cada proposta, comparando com outros tipos de seguros em outras seguradoras. Há vezes em que a diferença de preços não é tão grande que justifique dirigir com essa proteção limitada.
No nosso site você poderá encontrar diversas informações sobre este tipo de seguros de carros, em diferentes tópicos.


Seguros contra danos a terceiros, roubos e incêndios
Abrangendo a proteção um pouco mais que a cobertura anterior, com este tipo de seguro você também tem incluído os eventuais danos a seu veículo provocados por fogo ou furto.
Você pode considerar fechar negócio com um seguro assim, principalmente se o seu veículo for popular, velho, com pouco valor no mercado. Um seguro de tipo compreensivo talvez não fosse tão necessário nesse caso, pois uma proteção a terceiros, roubos e incêndios além de (provavelmente) ser mais barata, cumpriria satisfatoriamente o seu objetivo.
Mas, preste atenção! Sempre recomendamos avaliar entre as ofertas disponíveis em seguros de carros, porque às vezes há propostas com coberturas mais amplas e, por incrível que possa parecer, também com preços mais acessíveis. Há diversos fatores que incidem nos cálculos dos valores de seguros, como marca e modelo do automóvel, perfil do motorista, etc., portanto, não é regra geral que um seguro totalmente compreensivo seja mais caro que um como este.
Para mais informações sobre este tipo de cobertura, consulte outros tópicos sobre o mesmo assunto no nosso site.


Seguros de carros com cobertura totalmente compreensiva
Se o maior nível de proteção em seguros de carros é o que você está procurando, considere um seguro totalmente compreensivo. Esse tipo de seguro contempla os possíveis danos ocasionados a você e ao seu veículo, além de quaisquer danos a terceiros, por distintas causas, como incêndio, roubo, colisões, etc.
Mas fique atento: nem todas as empresas oferecem os mesmos itens, as coberturas podem variar bastante entre as seguradoras. Há algumas empresas que incluem cobertura do assegurado também quando dirigir outros veículos, por exemplo.
Será de suma importância ler atenciosamente o seu contrato de serviço, analisando minuciosamente os termos e condições acordados na apólice.
Também seja atencioso quanto aos quesitos adicionais –carros reserva, proteção jurídica, etc.-, porque possivelmente estes serão cobrados de forma adicional sobre o preço do seu seguro. Observe se estes extras são realmente necessários e aclare antes de tudo se precisará pagar a mais por eles ou se incluirão na sua apólice sem acréscimo do valor acordado. Caso contrário, se não necessita estes recursos, você desperdiçará dinheiro agregando-os, às vezes sem dar-se conta.
Para mais detalhes sobre a cobertura totalmente compreensiva, pesquise em nosso site outros títulos sobre o mesmo assunto.


Compare diferentes tipos de seguros de carros
Com apenas alguns cliques você pode acessar nosso sistema de comparação de seguros de carros e pesquisar o seguro que está buscando. De maneira cômoda, rápida e prática, você poderá encontrar as melhores ofertas entre as seguradoras líderes no mercado. Dessa forma, você economizará tempo e dinheiro, porque poderá escolher a proposta mais barata e mais adequada para o seu caso, de sua própria casa.
Antes de decidir entre os tipos de seguros de carros, entretanto, avalie os custos-benefícios de cada cobertura e ainda se essa cumpre bem o esperado para as suas necessidades.

Nos recomende se gostou do nosso conceito de cotar seguros.