(11) 3014 5377

Seguros para taxi



Seguros para taxi

Seguros de carros para taxis
As apólices de seguros de carros para taxis costumam ser mais caras em comparação com aquelas destinadas a automóveis convencionais. Em função da elevada quilometragem que devem cumprir diariamente, estes veículos são considerados estatisticamente como de maior risco de acidentes.
Para que os motoristas de taxis possam encontrar cotações mais convenientes a Comparaemcasa.com fez uma parceria com Quotezone. Assim, é possível comparar as ofertas disponíveis, com mais de 15 esquemas diferentes, e encontrar a proposta mais adequada às suas necessidades.


Por que o seguro de taxi é tão caro?
Geralmente, os motoristas de taxis dirigem uma quantidade de quilômetros muito superior aos motoristas convencionais. Além disso, normalmente são utilizados automóveis maiores, assim podem acomodar melhor os passageiros. Isso os posiciona em uma categoria de seguros de carros superior, com uma cotação também superior ao que os motoristas padrões necessitam pagar.
O código de trânsito brasileiro se funda no dever de que todos os cidadãos possuem de reparar os danos que causam a outras pessoas, e isso inclui os taxistas. De modo que possuir um seguro de carros, entre outras exigências (como cursos de capacitação, por exemplo), é essencial para todos os motoristas de táxi, mesmo aqueles que apenas trabalham ocasionalmente.


Tipos de apólices de seguro de táxi
Há apólices de seguro específicas para taxistas, entre as encontradas no mercado de seguros de carros.
Uma delas corresponde a uma cobertura de lucros cessantes, isto é, um seguro que cobre as diárias de trabalho perdidas em caso de indisponibilidade do veículo devido a danos por acidentes e/ou roubo.

Há ainda a opção de adquirir um seguro em que o motorista de taxi é especificado como motorista nomeado e, nesse caso, apenas este motorista poderá conduzir o automóvel. Mas também pode ser adquirida uma apólice em que se permita a condução do veículo por qualquer motorista.
Um plano de "qualquer motorista", assim como o nome sugere, significa que qualquer pessoa estará assegurada quando dirigir o seu táxi. Esta é uma forma de cobertura mais cara, uma vez que quanto mais nomes são adicionados como motoristas, mais caras tendem a ser as apólices.


Encontrar propostas baratas de seguro de táxi
Os taxistas podem seguir algumas orientações para tornar seu seguro mais barato:
Em primeiro lugar, pode optar por um veículo que esteja classificado no menor grupo de seguros de carros. Quanto menor a classificação do grupo, menor o custo do seguro; do mesmo jeito, quanto maior a categoria do grupo, maior o custo do seguro. Os grupos referentes às categorias mais altas geralmente são modelos de alto desempenho, que demandam manutenção e reparos mais dispendiosos e, portanto, uma franquia maior.
Outra dica é evitar qualquer infração de trânsito, pois estas aumentarão substancialmente o valor da franquia e das contas mensais do seguro.
Também se recomenda manter o bônus por não acionar o seguro por maior período possível, pois possuir um registro de condução sem pedidos pode garantir-lhe interessantes descontos. Além disso, as seguradoras normalmente oferecem seguros mais baratos aos motoristas que mantêm por mais tempo o seu crachá de taxista.


Outros aspectos a considerar
Deve ser levado em conta o estado do automóvel devido a sua quilometragem excessiva.
Os taxistas também não devem esquecer o seguro de responsabilidade civil, por danos a terceiros, uma vez que transportam pessoas. Estes passageiros devem estar protegidos em caso de reivindicações de ferimentos, ou algum dano ocasionado durante o deslocamento.

Nos recomende se gostou do nosso conceito de cotar seguros.