Compareemcasa.com.br
Precisando de Ajuda?
      Te Ligamos

Glossário de seguros de carros



Glossário de seguros de carros

GLOSSÁRIO DE SEGUROS DE CARROS
O confronto com os termos de seguros de carros
É muito importante entender o que se está adquirindo ao buscar seguros de carros. Entre tantas opções, as coberturas e os preços podem variar bastante.
Para completar, com relação à linguagem específica desse campo, os termos utilizados pelos provedores de seguros de carros podem parecer confusos e desconhecidos, o que dificulta mais ainda compreender as propostas e ter em claro os contratos.
Para ajudá-lo a familiarizar-se com o jargão de seguros de carros, disponibilizamos um glossário com alguns dos principais termos específicos da área. Assim você poderá fazer uma escolha com a segurança de compreendê-la bem.


Decifrando o jargão
Apólice – contrato mediante o qual o assegurado e a seguradora acordam a cobertura e os detalhes dessa.
Avaria – dano existente no veículo assegurado, detectado a partir de uma vistoria realizada por técnicos contratados pela seguradora ou da própria empresa de seguros de carros.
Bônus – desconto cumulativo, por não acionar o seguro. Normalmente as seguradoras contabilizam porcentagens por períodos anuais, até cinco anos.
Carro reserva – automóvel oferecido pela seguradora para substituir o carro assegurado enquanto são realizados reparos ou outras providencias pelos danos cobertos pelo seguro, de modo a evitar que o cliente fique sem condução. É um adicional, nem sempre está incluído nos seguros de carros, ainda que estes sejam totalmente compreensivos.
Cobertura – abrangência do seguro contratado. Pode ser mais básica (danos a terceiros); pode ampliar-se um pouco a proteção (cobrindo danos causados por roubos ou incêndios); e, finalmente, totalmente compreensiva (a abrangência pode variar entre as seguradoras). É importante ter em conta, entretanto, que cada empresa pode variar os detalhes de cada cobertura.
DPVAT - seguro obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT). Para dirigir em vias terrestres nacionais é requisito obrigatório a regularização de todos os veículos a partir do porte desse seguro e quitação de impostos, como o IPVA.
Franquia - participação do assegurado quando acionado o seguro no momento de um eventual sinistro. O valor é previsto na apólice e pode ser aumentado (franquia facultativa), com consequente redução do seguro, ou diminuído (franquia reduzida), o que acarretará um acréscimo do seguro.
Indenização – pagamento dado pela seguradora para cobrir os danos causados por um incidente registrado, que estejam incluídos na cobertura contratada.
IPVA - Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores. Para dirigir por vias terrestres no Brasil é requisito obrigatório estar em dia com este imposto.
Liquidação de Sinistro - pagamento de indenizações ao cliente, com base no relatório de sinistros.
Perda total - quando o automóvel se torna impróprio ao uso ou o valor de reparo ultrapassa o preço de um similar novo ou nas mesmas condições que o veículo possuía antes do sinistro.
Regulador de Sinistros - técnico encarregado pela seguradora para fazer a vistoria do veículo sinistrado e elaborar um relatório com os danos sofridos em decorrência do sinistro.
Sinistro - Ocorrência pela qual o assegurado aciona a sua seguradora e cujos danos estão previstos na cobertura acordada pela apólice para indenizar-se.

Nos recomende se gostou do nosso conceito de cotar seguros.